Resenha de Quadrinhos do Gelo do Eremita do Iceberg, de Diego Marinho

Livro: Quadrinhs de Gelo do Eremita do Iceberg
Série: -
Autor: Diego Marinho
Editora: Editora 42
Gênero: Quadrinhos
Páginas:60
Resenha por: Luke

Comprar: Lujinha da 42


Amo histórias em quadrinhos, mas não sou um leitor assíduo delas. Sempre que vejo uma história como “A turma da Mônica” ou tirinhas como as da “Mafalda”, dou uma lida, porque é parte da minha infância e nesses momentos aquela nostalgia deliciosa me invade ao ter contato esse tipo de literatura.

Quando peguei e folheei este livro a nostalgia me invadiu como costuma fazer e me deixou curioso para saber a forma de comunicação e do que se trata a obra em si. Diego mistura assuntos sérios, mas ao mesmo tempo tornando-os mais leve. Assuntos aleatórios e com personagens criados por ele e outros já existentes na televisão, videogame, e outras mídias estão na obra "Quadrinhos de Gelo do Eremita do Iceberg"

O livro contém 6 partes e cada uma delas estão inseridas vários personagens. Cada início dessas partes o personagem principal, O Eremita, nos apresenta de uma forma bem descontraída.
            
O primeiro é o “Deprecão”, várias tirinhas de um cachorro solitário e depressivo. Apesar de ter esses sentimentos tristes, ele consegue tirar boas risadas do leitor com pensamentos pra lá de engraçados. Uma boa parte das tirinhas do personagem fica por conta de trocadilhos usados no nosso cotidiano e até mesmo ditados populares... Ah e sempre acompanhados de uma boa dose de humor.


         
O Segundo é o “Jimmy, o puro”. Uma criança inocente vivendo situações do dia a dia de uma forma leve, divertida e cômica. Assuntos como escola, relacionamento com os pais e descobrindo as coisas do mundo na visão de uma criança são abordados de maneira prática e que nos faz até parar pra refletir determinados dizeres.


          
O terceiro tem poucas tirinhas, mas não é o menos importante. O “Mago Hellmonte”, com traços de mangá é um vilão com o intuito de fazer o que a maioria dos vilões quer: Dominar o mundo e fazer o mal. Porém, não são os heróis que o interrompe para cumprir as suas missões maléficas, mas sim sua mãe. Contém histórias misturando fantasia e até mesmo um pouco de política.





Como no título “Originais aleatórios”, a quarta parte fica por conta de diversos personagens criados pelo autor. Não há nenhum personagem principal, vai do Unicórnio com o poder de teletransporte à girafa confessando a sua parceira que é um Brontossauro. Uma delas, por exemplo, é uma crítica feita ao governo por conta de investirem mais em estádios durante a Copa do que hospitais e outras áreas mais necessitadas.
            

A quinta é minha preferida. Sátiras de personagens conhecidos como Mickey Mouse, Cavalheiros do Zodíaco, He-Man, Super Mário, Sonic, entre outros fazem parte de tirinhas irônicas usando trocadilhos e frases do próprio mundo deles. Ver personagens que gosto tanto em tirinhas foi algo muito legal e divertido. Se a nostalgia me encontra ao ter contato com quadrinhos, imaginem juntando eles com personagens da minha infância.



A última parte é o recado final do “Eremita” mostrando as reações das pessoas após dizer que ele utiliza nos quadrinhos óleo de baleia.
            

Não entendo muito sobre quadrinhos ao ponto de dizer detalhadamente sobre a forma dos desenhos, traços, etc. Mas vou falar brevemente o que achei dos desenhos apresentados para construir através dos traços à narrativa. O autor soube passar com os desenhos e diálogos perfeitamente a moral ou a compreensão das histórias em si. Com desenhos simples, mas práticos e fácil identificação. Gostei do livro escrito e desenhado pelo autor. A arte da capa, o papel, diagramação estão muito bem trabalhados.

Enfim, este é um livro que recomendo aos fãs de quadrinhos e até mesmo aqueles não tem o costume, assim como eu.
    
O autor possui tem um blog que há vários tirinhas, para acessar O Eremita do Iceberg clique aqui.




CONVERSA

2 comentários:

  1. Olá, Luke! Tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado do livro.
    Muito obrigado pela resenha!
    Grande abraço! =)

    ResponderExcluir

topo